SISTEMA DE PROTEÇÃO PARA RÁDIOS 13,8VCC.
Este sistema foi desenvolvido para a proteção de meu rádio HF, um Yaesu. Os rádios modernos, quando desligados, permanecem em estado de latência (stand-by), mantendo suas fontes internas energizadas com consumo mínimo. Isto pode acarretar em problemas, caso uma descarga atmosférica ou transiente atinja a fonte, queimando preciosos e raros componentes.
Basicamente o sistema conta com um relé (RL2, com contato para 30 amperes, utilizado em ar-condicionado) para energizar o rádio, controlado por um sistema de retenção,com um botão liga e um botão desliga. Ao pressionar o botão sem retenção “Lig”, a tensão passa pelo contato normalmente fechado do botão “Desl”, energizando a bobina do relé “RL1”. Ao energizar a bobina de “RL1”, seu contato fecha, retendo o circuito em funcionamento, mesmo depois que o botão “Lig” for solto. Junto de “RL1” o relé “RL2” também é energizado, fornecendo tensão da fonte para o rádio.
Além desta proteção básica, um circuito de controle de tensão foi adicionado, protegendo o rádio contra possível excesso de tensão, por problemas diversos na fonte. O circuito conta com dois transistores PNP, controlados pelo diodo zener, na base do primeiro. Fiz uma associação de diodos em série, desabilitando o sistema quando a tensão de entrada excede os 16 Volts. Sempre que a tensão de entrada superar a tensão zener, os transistores impedirão que a tensão de alimentação atinja os relés, impossibilitando a energização do circuito. O uso de diodos retificadores da série 1N400X, polarizado diretamente, pode-se aumentar a tensão do zener em aproximadamente 0,5 volt, para cada diodo retificador associado.
Na entrada de alimentação, um fusível foi colocado, soldado diretamente na placa. Alguns questionariam a aplicação de um fusível estanhado na placa. È simples, em minha vida de radioamador encontrei mais problemas de mau contato nos terminais do fusível do que fusível queimado.
Outra medida de proteção foi a instalação de um diodo para evitar a inversão de polaridade e um varistor, para evitar que transientes atinjam o rádio.
A placa foi colocada dentro de uma caixa de fonte chaveada, tipo colmeia.
Figura 01. Esquema do controle de sobre tensão.
Fonte: o autor.
Figura 02. Placa do controle de sobre tensão, componentes.
Fonte: o autor.
Figura 03. Placa do controle de sobre tensão, solda.
Fonte: o autor.
Figura 04. Caixa do controle de sobre tensão, interior.
Fonte: o autor.
Figura 05. Caixa do controle de sobre tensão, painel.
Fonte: o autor.